domingo, 7 de outubro de 2007

Diferentes tipos de imagem

Imagens Bitmap e imagens vectoriais

Imagens Bitmap

A utilização de softwares para tratamento de imagens bitmap e vectoriais podem ser bastante úteis para o design. Perceber como funcionam e interagem, as suas capacidades de manipulação e edição de imagens, explorando diferentes técnicas, permitem ao designer gráfico explorar toda a sua criatividade digital.

Uma imagem bitmap consiste num padrão regular de pequenos quadrados, mais conhecidos por pixeis. Esses pixeis são tão pequenos que não conseguimos perceber a sua forma, mas sim uma continuidade de tons e milhões de cores existentes em cada imagem. Quando criamos imagens bitmap, criamos marcas no ecrã, do mesmo modo que desenhamos num papel ou pintamos uma tela, através de ferramentas digitais semelhantes (pinceis, lápis, etc.). Os softwares existentes - exemplo do photoshop- incluem um vasto numero de ferramentas, que permitem manipular cores, texturas, formas, assim como a aplicação de diversos filtros, criando diferentes tipos de efeitos. Permite-nos por outro lado, copiar elementos numa determinada zona ou no seu todo, remover áreas, com muita facilidade e rapidez.

As aplicações bitmap têm dois principais elementos - máscaras e layers. As máscaras permitem realizar alterações em determinadas zonas da imagem, deixando as outras inalteradas. As layers, permitem a manipulação de determinados elementos de uma forma independente. Podemos igualmente acrescentar novos layers, mudar a sua ordem e podemos aplicar diferentes transparências ou outros efeitos em cada uma delas.

O mais importante numa imagem bitmap é a sua resolução, ou seja, o número de pixeis existentes numa imagem. No caso do monitor de um computador que cria o efeito de "blur" entre os pixeis, uma resolução de 72 pixeis (dpi) (uma grelha de 72x72 pixeis por cm. quadrado da imagem) é suficiente se a imagem for visualizada apenas no ecrã. Contudo, se a imagem for impressa, precisa de ser redefinida.


Exemplo de imagem Bitmap


Exemplo de imagem Bitmap


Exemplo de imagem Bitmap


Exemplo de imagem Bitmap

Quando uma imagem de 72 dpis é impressa, os pixeis tornam-se visíveis e o resultado é negativo no caso de querermos imagens com boa resolução. Neste caso a resolução típica para impressão é de 300 dpis e esta definição deve ser obtida inicialmente através da aplicação. Por outro lado, não podemos apenas definir a resolução da imagem, mas o seu tamanho também é fundamental. Por exemplo se realizarmos uma imagem de 4x4 cms com 72 dpis e a imprimirmos a ocupar a totalidade de uma folha A4, o resultado obtido será sempre uma imagem pixelizada. Conseguimos sempre fazer um "re-sample" de uma imagem pequena para uma imagem grande contudo, o resultado nunca é muito positivo e a imagem aparenta um aspecto de "blur".

Imagens Vectoriais.

Uma imagem vectorial é criada através de linhas ou objectos e independentemente do seu tamanho, ela apresenta-se sempre nítida, mantendo as suas características. Os objectos e linhas podem ser diversamente manipulados sem qualquer perda de qualidade. Formas básicas circulares ou rectangulares são usualmente desenhadas com "shape tool", enquanto que formas complexas são normalmente desenhadas através da "pen tool", usando as conhecidas curvas de Bézier. Cada curva é definida através de um ponto de partida e outro de chegada e dois pontos de controlo que definem e direcionam a forma e a sua direcção.

Cada objecto vectorial é dado pelo "Stroke" e "fill". O "stroke" é o "outline" do desenho e pode ser modificado os parâmetros de espessura, cor, etc. Pode igualmente ser definido que o "outline" não é necessário. O "fill" preenche a forma através de cores planas, texturas, gradientes, etc.

Os softwares de imagens vectoriais como o freehand ou ilustrator permitem igualmente a utilização do sistema de layers como o photoshop, hierarquiza-las, oculta-las, etc.
Podemos igualmente agrupar objectos, tornando-os num só, move-los, aumenta-los, duplica-los, A duplicação e um número significativo de objectos, torna por outro lado o documento mais pesado.


Exemplo de imagem vectorial


Exemplo de imagem vectorial


Exemplo de imagem vectorial


Exemplo de imagem vectorial


Exemplo de imagem vectorial

As imagens bitmap podem ser importadas para as aplicações vectoriais e as imagens vectoriais podem igualmente ser importadas para aplicações bitmap contudo, resulta uma rasterização da imagem vectorial convertendo-a em pixeis.

Ambas as aplicações bitmap e vetoriais, permitem distorções, efeitos, alterar perspectivas, aplicação de filtros, etc. contudo, as aplicações bitmap têm normalmente mais ferramentas de opção e as mesmas são mais controláveis.

O Photoshop é sem dúvida uma das ferramentas mais poderosa e mais utilizada por profissionais para tratamento de imagens bitmap, produzindo efeitos realistas através de fotomontagens, tratamento de imagens através dos inúmeros efeitos existentes.

O Freehand e o Ilustrator, são as ferramentas mais comuns na criação de imagens vectoriais ou desenvolvimento de layouts para produtos de design de comunicação como cartazes, folhetos, pequenas brohuras, etc.


Fontes:
Raimes, Jonathan (2006). The digital canvas. Exploring the creative potential of the computer. East Sussex: Ilex Press